segunda-feira, 18 de maio de 2009

CARREATA DO ABSURDO

CARREATA DA A. O. MORATENSE NO CENTRO DE FRANCISCO MORATO
Na última sexta-feira, 15 de maio, por volta das 16h e 30 min., presenciei algo que nunca imaginei presenciar, mas como estamos em Francisco Morato, isso, de fato, ocorreu. Aqui, pessoas de mau-caráter, oportunistas, carreiristas de plantão, corruptos e bandidos transformam o absurdo em algo possível.
Houve uma carreata de ônibus da Moratense pelo centro, com rojões, buzinaço e oito ônibus novos “desfilando”; em três destes havia faixas com a inscrição: “Agradecemos a Prefeitura e a Câmara Municipal pela manutenção do asfalto na linha do Represa”. Diante de tal absurdo, perguntei-me: quem é esse sujeito oculto (nós) que está agradecendo? Porque eu não estou inserido nesse “nós” e vou além, quem é esse nós? Talvez o dono ou os donos da empresa de ônibus, os diretores da empresa, os vereadores, seus assessores, o prefeito e seus assessores. Porque eu não vi nenhum morador daquela região, o que seria mais sensato, agradecer, fazer uma “festa de inauguração” ou externar sua imensa alegria pela manutenção do asfalto com rojões, faixas e carreada. O que, aliás, se ocorresse, seria totalmente desnecessário, já que fazer a manutenção do asfalto, um serviço apenas básico, nada mais é do que obrigação da prefeitura municipal. É o mínimo que ela deve fazer.
E eu não sei onde entram os vereadores, porque, pra asfaltar uma rua ou avenida, não é necessário nenhum vereador. Isso é uma ação, deve ser pelo menos, exclusiva do poder executivo, mas em nossa pequena cidade há o pequenino pensamento de que o representante do legislativo é responsável pela pavimentação das ruas. Isso também é absurdo! É preciso acabar com esse pensamento nanico e essa distribuição politiqueira dos “serviços públicos”, porém, caso tal prática acabe, talvez os nossos legisladores não saberão o que fazer. Mas é preciso abolir essa prática clientelista, de falta de representatividade e de interesses próprios vencendo os coletivos.
O que ocorreu no dia 15 de maio é sintoma da mediocridade e da administração pífia que temos, retificando, que sempre tivemos em Francisco Morato. Já que fazer uma carreata com ônibus novos pelo centro da cidade, soltar rojões e ter faixas da empresa de ônibus agradecendo a prefeitura e a câmara municipal mostra e escancara a relação suja e clientelista existente e que sempre existiu entre a referida empresa e os nossos prefeitos e vereadores. Tal fato, a carreata, foi importante pra que todos os moratenses vejam pra quem os nossos governantes governam, e não é para o povo. Enquanto há o desvio da atenção para os “ótimos serviços prestados” e pelo “trabalho parceiro da empresa”, ninguém do poder público se importa ou tem coragem de discutir o valor da passagem e o absurdo de termos uma “promoção” ao pagar pela passagem em dinheiro, no momento da viagem. Pois R$2,30 ou na promoção R$2,20, é um valor muito alto pra população moratense pagar, esta que já paga por tantos não-serviços.
Enquanto prefeito e vereadores moratenses continuarem de costas para a população e trabalhando apenas para os empresários, a cidade e seu povo, o verdadeiro nós, continuarão sofrendo com uma cidade estagnada, parada e encharcada com clientelismos, corrupção e abandono total.
Por Professor Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário